Pesquisar este blog

"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor"
(Madre Teresa de Caucutá)

segunda-feira, 22 de março de 2010

UNIDADES PRODUTIVAS COMUNITÁRIAS EM DESTAQUE

"Empreendedores Comunitários lançam produtos em evento do “Dia Internacional da Mulher”
A Ação Moradia escolheu o “Dia Internacional da Mulher” para lançar novos produtos dos Empreendimentos Comunitários Solidários, em evento organizado pela Prefeitura Municipal de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Ação Social. Convidada pela secretaria, a instituição instalou um estande para divulgar os trabalhos realizados na Ong.
Trocando em Miúdos
Há anos a Ação Moradia desenvolve atividades de capacitação profissional com o objetivo de geração de renda e fomento para a criação de Unidades Produtivas.
Para as UPCs atingirem o objetivo de geração de renda é fundamental a Formação Cidadã, além de atividades de cultura, lazer e esporte. Acredita-se que o entretenimento estreita o relacionamento interpessoal, um dos grandes vilões do trabalho em equipe.
Em 2009, a ONG conquistou o apoio do IAF – Fundação Interamericana, uma agência independente do governo dos Estados Unidos, que veio somar esforços para o desenvolvimento de nossas comunidades de base, junto ao programa ECoS. Esta parceria é fundamental para o fortalecimento dos empreendimentos comunitários.
Após a aprovação do projeto a Ação Moradia recebeu visita da equipe de profissionais do IAF para as primeiras orientações técnicas, que contou com a presença de Juliana Menucci (Consultora – Serviço de Apoio Local), Eduardo Baptista (Consultor – Verificador de Dados), Domingos Teixeira (Consultor – Auditoria), funcionários e colaboradores da Ong, além da participação virtual da Representante do IAF para o Brasil, Amy Kirschenbaum. A participação de Amy marcou a primeira vídeo conferência internacional da Ação Moradia, direto dos Estados Unidos.
Em Janeiro a Ação Moradia recebeu a segunda visita do IAF, na presença de Eduardo Batista, que esteve reunido com a equipe do setor psicossocial, com o objetivo de orientação do Plano de Metas - Quadro de Indicadores de Desenvolvimento de Base.
Novos Parceiros
Também em 2009 a Ação Moradia conquistou um importante parceiro estratégico: a Fundação Carrefour, da França, para apoio à UPC da Fábrica de Tijolos. Esta unidade tem como público alvo jovens mães chefes de família.
Além de parceiro da Ação Moradia, hoje o Carrefour é cliente da UPC de Artesanato, fechando uma encomenda de 2000 sacolas retornáveis ecológicas, fabricadas com algodão 100% natural.
A mais nova parceria das Unidades Produtivas é a Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES, conquistada em 2010.

A VOZ DA COMUNIDADE

Todas as sextas-feiras uma equipe multidisciplinar, coordenada pelo setor psicossocial, reúne com os profissionais das unidades produtivas para prestar assessoria técnica, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia e Programa de Pós-Graduação em Educação.

Mas qual a opinião dos participantes sobre esta assessoria?

Sônia Maria Matos UPCs Horta


“As reuniões ajudam bastante, pois aprendemos muitas coisas. É feito um levantamento do que está faltando na Unidade, é muito bom. Ajuda-nos a organizar e caminhar”.




Altair dos Santos, UPCs Horta




“Gosto das reuniões. Aprendemos a trabalhar em grupo”.






Rosa Barros Silva - UPCs da Horta




"As reuniões são importantes, pois ficamos conhecendo mais a Ong e temos informações da nossa área de atividade”.





Elaine Garcia - UPCs Fábrica de Tijolos




“As reuniões são muito importantes porque discutimos a qualidade dos nossos serviços e o que podemos melhorar”.





Rosilda P. da Paixão - UPCs Fábrica de Tijolos



“Eu sou responsável pela qualidade dos tijolos. Acho as reuniões interessantes. É um momento de apresentarmos os problemas e discutirmos as soluções”.