Pesquisar este blog

"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor"
(Madre Teresa de Caucutá)

sexta-feira, 21 de maio de 2010

“I Mostra de Negócios Comunitários” é sucesso na Ação Moradia

De acordo com o perfil da comunidade assistida pela ONG Ação Moradia, o dia 12 de Abril foi marcado pelo sucesso da “I Mostra de Negócios Comunitários”. O evento resultou em mais de 30 adesões às Unidades Produtivas e o empreendimento mais procurado foi Estética E Beleza.

O evento teve como objetivo apresentar para as pessoas que vivem nos bairros da região do Morumbi (Morumbi, Dom Almir, Prosperidade, Celebridade, Joana Darc, São Francisco, Zaire Rezende e parte do bairro Alvorada), uma “nova economia” que acontece na comunidade e acima de tudo, despertar o interesse pelo tema, motivar e estimular a participação das pessoas nos empreendimentos sociais.
Há tempo a Ação Moradia fomenta a idéia da Economia Solidária e o que começou, timidamente, através da criação de uma moeda social, “Hora Ação”, hoje conta com um programa de Empreendimentos Comunitários Solidários (ECoS), composto por seis Unidades Produtivas Comunitárias (UPC) Fábrica de Tijolos; Artesanato – “Criarte Sonhos”; Cozinha e Buffet – “Cia do Sabor”; Estética e Beleza – “Salão de Beleza Maravilhosas”; Horta; e Montagem e Manutenção de Computadores.
Com uma programação bastante diversificada, intercalada com palestras; apresentação cultural, e depoimentos de empreendedores sociais das unidades produtivas assistidas pela Ação Moradia, além da comunidade, estiveram presentes na mostra representantes do povo como o Deputado Federal Gilmar Machado; Deputado Estadual Tenente Lúcio; e os vereadores de Uberlândia, Adicionaldo e Willian Alvorada; membro dos Movimentos Populares; representantes do CIEPS; representantes da Universidade Federal de Uberlândia; membros do MAB, Movimento de Atingidos por Barragens da Chapada dos Guimarães em Mato Grosso; entre outros.
A “I Mostra de Negócios Comunitários” deixou satisfeitos organizadores, visitantes, e todos os envolvidos, de forma direta e indireta, no processo de elaboração desta atividade. Agora é hora de colher os frutos da I mostra, e se preparar para a II, que tem como meta atingir um número de participantes da comunidade quatro vezes maior ao conquistado na I Mostra.

AÇÃO MORADIA PARTICIPA DA “I FEIRA UNIVERSITÁRIA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA”


A Ação Moradia, através das Unidades Produtivas, participou, nos dias 26 e 27 de Março, da “I Feira Universitária da Economia Solidária” e o “I Simpósio Jurídico Regional da Economia Solidária” de Uberlândia. O evento, promovido pelo Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários – CIEPS - ocorreu no Centro de Convivência do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia. A participação no evento foi motivo de muito orgulho para as empreendedoras sociais da comunidade.
O evento teve como objetivo, discutir de forma ampla e interativa sobre economia no ambiente universitário por meio de exposição de artesanato e produtos alimentícios, painel e apresentações culturais, desfile e palestras.
Os empreendimentos Fábrica de Tijolos, Artesanato e Cozinha e Buffet participaram da exposição. O evento proporcionou para as empreendedoras a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, estabelecer contato com outros empreendimentos locais e regionais, além de divulgar o trabalho das Unidades Produtivas e cativar novos clientes.
Um dos fatos marcantes da feira ocorreu na noite do dia 26. Trata-se do desfile de moda colocando em destaques os produtos expostos na feira. A Unidade Produtiva Estética e Beleza se responsabilizou pelos penteados e maquiagem das pessoas que desfilaram, colocando em evidência mais um empreendimento comunitário solidário incubado pelo programa ECoS – Empreendimentos Comunitários Solidários, da Ação Moradia.

COORDENADORA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DE FURNAS VISITA AÇÃO MORADIA


A Ação Moradia recebeu, no dia 26 de Março, a visita da Coordenadora de Responsabilidade Social de Furnas, Ana Cláudia Gesteiraa. A visita teve como objetivo conhecer a Unidade Produtiva Fábrica de tijolos e saber mais sobre o projeto “Casas com Dignidade”, para possível replicação na região de Mato grosso.
Encantada com a instituição, Ana Cláudia afirma ter ficado surpresa com o que encontrou. “Fiquei sabendo do projeto através da BrazilFoudatin, mas vejo que é bem maior do que imaginava. Saio daqui com uma vontade enorme de parceria para a replicação do projeto e vejo que há grandes possibilidades de concretização”, disse Ana Cláudia.
A visitante foi acolhida com um café da manhã preparado pela Unidade Produtiva Cozinha e Buffet, Cia do Sabor, e em seguida homenageada pelas crianças do projeto “Música e Cidadania pela Paz Social”.